terça-feira, 19 de julho de 2011

A Arte do Kene

O que é o Kene (pronuncia-se kenê) e sua origem

Esses desenhos geométricos ou kene, segundo um dos mitos Huni Kuin, vieram do Yube, a jibóia encantada.
“Yube é o dono desses desenhos e foi ele quem os deu para meu povo. É nossa identidade, força e proteção”.
Assim explica Agostinho Muru, pesquisador Kaxinawá do Rio Jordão.
Na expressão gráfica de domínio exclusivo do universo feminino, Agostinho Muru identificou vinte e quatro kene no corpo da jibóia e os classifica como desenhos básicos. Ele explica:
“Nesses desenhos estão representados vários elementos da natureza. Eu comparo esses kene com as letras do ABC dos brancos, que servem para formar as palavras. Na ciência do kene é a mesma coisa. As mulheres vão combinando esses kene básicos entre si dando origem a outro kene. Cada um deles tem um nome, assim como as letras do ABC dos brancos”.
Agostinho Muru traduz o kene como um “espírito visível” dos trabalhos das mulheres e consideram como “espírito invisível” todos os outros elementos com os quais as mestras se relacionam para trabalhar o kene.
“Nós acreditamos que tudo que tem na natureza tem espírito. Na nossa língua chamamos de yuxim. Quando uma mulher trabalha com o kene, ela trabalha vários yuxim da natureza... Da água, do fogo para tingir o algodão, da palha para tecer, do barro para fazer os utensílios. O kene é o espírito visível de todas as forças da natureza. E nós podemos conversar e trabalhar com outros yuxim porque também temos yuxim. Ele está no olho, por isso podemos ver.”.
A concepção da espiritualidade apresentada por Agostinho não está no plano sobrenatural. Ela se encontra na natureza. Yuxim como os Huni Kuin denominam o espírito ou a essência das coisas, está nas plantas, na água, do fogo, nos animais, enfim, em todos os seres vivos, elementos e fenômenos da natureza.
Em tempo: Yube: Conta um mito Kaxinawá que Yube foi um Huni Kuin que se transformou em cobra jibóia durante um grande dilúvio.
Do Livro: A arte do Kene – A arte dos Huni Kuin

3 comentários:

  1. Gostei desse texto, dpa vontade de passar um temporada com índios também para ter esse tipo de vivência!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...
    Muito interessante e instigante....

    É muito bom ver conehcimentos e textos de nossas raizes...

    obrigado
    SSSSssss
    gui

    ResponderExcluir
  3. Olá. Estou a procura desse livro. Vc pode me fornecer o nome da editora e autor? Obrigado.

    ResponderExcluir